Os 100 dias de trabalho do ano de 2025 foram marcados por pela consolidação da cidade como um verdadeiro polo de grandes eventos, com uma intensa agenda cultural, esportiva, turística e econômica que movimentou a população e fortaleceu o desenvolvimento local.
A gestão do prefeito Roberto Dorner iniciou o mandato com ações voltadas para a valorização dos talentos locais, incentivo à prática esportiva e estímulo ao turismo regional. Foram promovidos eventos relevantes e de grande porte, revitalizando espaços públicos e investindo na qualificação e promoção de atrativos turísticos do município.
No esporte, por exemplo, Sinop sediou competições de destaque como a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei, seletiva estadual de Judô, regionais de Basquete sub-12 e sub-16, além da Copa Marcelinho Boiadeiro de Futebol de Campo. Também foram abertas escolinhas esportivas em diversas modalidades e lançado o programa “De Bem com a Vida”, com aulas de ginástica funcional e aeróbica em praças da cidade.
A cultura não parou! E, com o projeto Arte, Cultura e Movimento, levou apresentações artísticas à espaços públicos, além de parcerias com entidades locais e a chegada do programa estadual “Fluxo da Cultura”, fortalecendo o setor.
Já no turismo, Sinop reafirmou sua importância no cenário regional com a participação na Trade Show, a realização do 2º Seminário de Turismo Regional com visita técnica e o início de um amplo programa de capacitação em turismo rural, como o “Mulheres do Campo”. Também foram lançadas novas ações de promoção da pesca esportiva, o projeto “Conheça Sinop” e cursos gratuitos como o de observação de aves [birdwatching].
A Secretaria também avançou na infraestrutura, com reformas no Centro de Eventos Dante de Oliveira, Biblioteca Municipal, Museu de Sinop, Escola Municipal de Artes, Biblioteca Container e nas praças esportivas dos bairros. A nova sede da Secretaria, no Jardim Botânico, também foi revitalizada e abrigará o novo Museu de Sinop.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, os primeiros meses de gestão refletem um compromisso que já era traçado desde o início: transformar Sinop em referência na promoção de eventos, sejam eles culturais, esportivo ou turísticos.
“Era um desejo da gestão tornar Sinop a cidade dos eventos, e esses 100 dias mostram que estamos no caminho certo. Nossa missão é seguir investindo, movimentando a cidade e valorizando o que temos de melhor: nossa cultura, nossos talentos e nossos atrativos naturais”, afirmou Vasconcelos.
Com uma agenda cheia, Sinop segue firme na proposta de se consolidar como um dos principais destinos para grandes eventos em Mato Grosso, fomentando a economia, a cultura e o bem-estar da população.