Neste primeiro semestre do ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) está apoiando o Circuito de Encontros dos Grêmios Estudantis, iniciativa que visa fortalecer as boas práticas escolares e fomentar a participação ativa dos estudantes.
Com o objetivo de promover a troca de experiências e compartilhar projetos que impactam positivamente a comunidade escolar, o circuito está percorrendo as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). As diretorias dos polos de Juína, Tangará da Serra e Diamantino foram as primeiras a receber o circuito.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os encontros têm sido uma oportunidade valiosa para que os estudantes apresentem ações de engajamento estudantil, gestão participativa e melhorias no ambiente escolar.
“Estamos estimulando o protagonismo juvenil, além de proporcionar momentos de aprendizado sobre gestão democrática e o papel dos grêmios na construção de uma escola mais inclusiva e representativa”, argumenta o secretário.
Matheus Oliveira da Silva, coordenador dos Grêmios Estudantis da Seduc, reforça a importância desses encontros para a formação de lideranças estudantis.
Para ele, a realização desses eventos fortalece uma rede colaborativa entre os estudantes, incentivando a cidadania ativa. “O grêmio é um espaço democrático no qual os alunos podem desenvolver ações que tornam a escola mais acolhedora, criativa e engajada”.
O professor interlocutor, Daniel Ricardo da Silva Sena, da Escola Jonas Lopes da Silva, em Tangará da Serra, destaca que os encontros ajudam a criar um ambiente de pertencimento e união. “Esses eventos reforçam o protagonismo estudantil, tornando a escola um espaço de construção coletiva e transformação”.
Já Gabriel de Jesus Brandão, presidente do Grêmio Estudantil ‘Alferes Tiradentes’ da Escola Militar Tiradentes de Tangará da Serra, avalia que esses encontros são essenciais para fortalecer as parcerias e melhorar a comunicação entre estudantes e a comunidade.
“Esses encontros ajudam muito na parceria entre os grêmios, também na formação de ideias e projetos, além da comunicação entre nós, a escola e a Seduc”, conclui Gabriel.
O Circuito de Encontros dos Grêmios Estudantis também prepara os grêmios para a etapa estadual, onde serão premiados os projetos mais inspiradores e inovadores.
A próxima etapa do circuito passará pelos polos de Rondonópolis, Confresa, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Matupá, Sinop, Cáceres e Pontes e Lacerda.
A fase final do evento será realizada na Diretoria Metropolitana de Educação (DME), reunindo em Cuiabá os melhores projetos e promovendo um grande encontro entre os grêmios estudantis da rede estadual e ensino.