A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Sinop divulgou o balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias de 2025. O relatório mostra um trabalho intenso e diversificado voltado para a organização do trânsito, segurança pública e atendimento ao cidadão.
Sinalização e melhorias viárias
O Departamento de Engenharia de Trânsito destacou a execução de 54.639 metros de sinalização horizontal (pintura viária), além da instalação ou substituição de 136 placas de sinalização. Também foram feitas 1.174 faixas de pedestres e criadas oito vagas de estacionamento especiais, como para idosos e pessoas com deficiência.
Educação para o trânsito nas ruas e nas escolas
No setor educativo, a secretaria promoveu 115 ações, incluindo blitzes educativas, palestras em escolas e empresas, além de rondas escolares em horários de saída dos alunos. Foram 50 rondas realizadas, além de 25 orientações verbais e 13 pontos móveis em locais com maior conflito no tráfego.
Guarda Civil intensifica presença nas ruas
A Guarda Civil Municipal (GCM) teve um papel fundamental na segurança da cidade, totalizando 1.219 ações operacionais. Entre elas, estão 300 pontos base em locais com maior incidência de acidentes e 112 em áreas de grande fluxo de pedestres. Também foram realizadas 37 operações integradas com outras forças de segurança e 417 atendimentos via canal 153.
Atendimento ao cidadão supera 8 mil registros
Outro destaque foi o volume de atendimentos ao público: 8.236 ações foram registradas nos primeiros três meses do ano. Só no ponto de atendimento “Ganha Tempo”, foram mais de 5.700 atendimentos. O setor também foi responsável pela emissão de credenciais, cadastros de motoristas de aplicativos, boletins de acidentes e trâmites relacionados a recursos de multas.
Compromisso com a cidade
Segundo o, então secretário municipal Valdir Aparecido Sartorelo, que comandou a pasta até a última sexta-feira, 11, quando passou o comando para o coronel da reserva, Wesney de Castro Sodré, os números refletem o empenho da Secretaria em construir um ambiente urbano mais seguro e organizado. “Esse balanço mostra nosso comprometimento com a população, por meio de ações práticas e integradas que visam melhorar o trânsito e garantir a segurança dos sinopenses”, declarou.