segunda-feira, 28/04/2025
Publicidadespot_img

Curso gratuito de birdwatching capacita novos observadores e movimenta o ecoturismo em Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, concluiu com sucesso o Curso Introdutório à Observação de Pássaros, realizado entre os dias 24, 25 e 26 de abril. A ação teve como objetivo despertar o interesse pela prática do birdwatching, valorizar a biodiversidade local e qualificar mão de obra para o mercado de turismo de natureza no município.

O treinamento contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Geografia e Medicina Veterinária, condutores e guias de turismo, biólogos e amantes da natureza. Com aulas teóricas e práticas realizadas no Parque Florestal de Sinop, os alunos receberam orientações sobre técnicas de observação, identificação de espécies, uso de equipamentos e boas práticas ambientais. Durante as atividades de campo, os participantes registraram e identificaram aproximadamente 30 espécies de aves.

“Através das aulas práticas, os alunos puderam fazer uma verdadeira imersão na rica avifauna do Parque, aprendendo a se comportar em grupo para não espantar as aves, utilizar técnicas de atração, e identificar as espécies por meio da plumagem e dos cantos. Foi uma experiência enriquecedora”, destacou o professor e guia de observação de aves, Sérgio Leal.

De acordo com a turismóloga da Secretaria de Turismo, Leidiane Viegas, a observação de aves vai muito além de uma prática recreativa. “É uma ferramenta poderosa de educação ambiental que conecta as pessoas com o meio ambiente e também um segmento em franca expansão. Globalmente, cerca de 80 milhões de pessoas praticam birdwatching regularmente. O Brasil é o segundo país com maior diversidade de aves, somando mais de 1.970 espécies registradas. Sinop ocupa a 5ª posição nacional, com 577 espécies catalogadas, e esse mercado cresce cerca de 10% ao ano em nível mundial”, explicou.

A condutora de turismo Eglén Jacobi, participante do curso, ressaltou a importância da qualificação para o fortalecimento do segmento na cidade. “A combinação de matas, rios e áreas abertas favorece a diversidade de avistamentos, atraindo observadores de todo o Brasil e do exterior. Precisamos explorar mais esse potencial e esse treinamento veio para nos preparar para esse novo momento do turismo em Sinop”, afirmou.

O presidente da Associação dos Hotéis de Sinop, parceiro da Prefeitura na realização do curso, também comemorou os resultados. Segundo ele, o turismo de observação de aves representa uma tendência mundial e uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico local. “Esse público valoriza hospedagens próximas à natureza e tende a estender suas estadias. Apoiar iniciativas como esta é essencial para atrair um novo perfil de turista e movimentar diversos setores da nossa economia”, declarou.

O curso integra as estratégias da Secretaria de Turismo voltadas ao fortalecimento de segmentos sustentáveis, como o ecoturismo e o turismo de experiência, promovendo a conservação ambiental e o envolvimento da comunidade nas atividades turísticas.

Assessoria

Siga nossas redes sociais

96,000FansLike
111,000FollowersFollow
3,289FollowersFollow
Publicidadespot_img

Últimas notícias