Durante o feriado prolongado de Carnaval, entre o sábado (01.03.2025) e a Quarta-feira de Cinzas (05.03.2025), com o atendimento de 543 veículos em pane no trecho da BR-163, entre Itiquira e Sinop, a Nova Rota do Oeste socorreu um motorista com problemas veiculares na rodovia a cada 15 minutos, em média. Entre os tipos de panes atendidas, a mecânica foi a de maior incidência, com 71% do total de casos. A Concessionária, que é gerida pelo Governo do Estado, reforça que a situação poderia ser evitada com manutenção veicular preventiva.
O levantamento da Nova Rota do Oeste aponta que, durante o recesso, 69 condutores acionaram os recursos da Concessionária com problemas de desgaste nos pneus, outros 29 motoristas tiveram a viagem interrompida por panes elétricas e 22 por superaquecimento dos motores. Outros 35 motoristas ficaram sem combustível durante o trajeto, situação também chamada de pane seca. A Concessionária lembra que esta é uma infração de trânsito e pode causar acidentes na rodovia, além de incidir sobre os motoristas multas e até quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, destacou que, durante o Carnaval, as equipes operacionais da Concessionária foram posicionadas em pontos estratégicos para melhor atendimento dos acionamentos. Os serviços garantiram que em 56% dos casos de resgate por panes, os veículos recebessem apoio ainda na pista e fossem liberados para seguir viagem, sem a necessidade de remoção pelos guinchos da Concessionária.
Ferreira também reforçou que os cuidados básicos com o veículo e a programação do roteiro poderiam ter evitado as panes na maioria dos casos. “A prevenção é o melhor caminho para evitar problemas durante a viagem. Cabe ao condutor conhecer as condições de manutenção veicular, realizando um acompanhamento com um mecânico de confiança, e saber a autonomia e o consumo de combustível do veículo antes de iniciar o percurso, se programando para aproveitar os pontos de abastecimento ao longo da rodovia”.
Além do atendimento aos veículos, a Concessionária prestou socorro clínico a 129 usuários que solicitaram resgate com algum tipo de problema de saúde ou mal-estar, sendo atendidos no local ou encaminhados para as unidades de saúde mais próximas pelas ambulâncias da Nova Rota.