Os cem primeiros dias de trabalho da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação foram de muita entrega à população e avanços no setor de construção civil do município. Entre alvarás de construção, Habite-se, e escrituras de moradias entregues, bem como regularização fundiária e outras ações, a pasta continua trabalhando pelo crescimento de Sinop.
Foram entregues mais de 500 alvarás de construção e 354 Habite-se, a pasta também entregou 149 escrituras dos bairros Vila Lobos I e II e sorteou as 576 famílias contempladas para as etapas I e III do Residencial Nico Baracat. Outra ação importante foi a abertura do processo de regularização fundiária de 192 imóveis do Residencial Jardim Jequitibás, em parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso – INTERMAT.
A Secretaria acompanha de perto o crescimento do setor de construção civil do município e, em seu último levantamento, demonstrou que Sinop encerrou o primeiro trimestre de 2025 com 161 mil m² construídos. Nesse período, 331 cadastros habitacionais foram atualizados e realizados outros 287 novos cadastros.
Os cem dias de trabalho da Secretaria também foram marcados pela análise de novas áreas a serem incluídas no programa de regularização fundiária, o Reurb, e aprovação de três novos loteamentos privados. Além da entrega de quatro projetos e alvarás de construção da Lei Municipal de Assistência Técnica Pública e Gratuita.
Com o propósito de ampliar o repertório de Sinop sobre inovação e tecnologia urbana, bem como aprender soluções inteligentes e inovadoras, que melhoram a vida da população, a equipe técnica da secretaria participou da maior feira de tecnologia e inovação das Américas, a Smart City Expo Curitiba.
A pasta está em processo de treinamento e implementação do sistema “Coplan – Habite-se”, que possibilitará aos contribuintes realizar o processo de solicitação, análise e emissão do Habite-se de forma online, a partir do mês de maio.
De acordo com secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, todas as ações executadas nesses primeiros 100 dias demonstram os avanços do trabalho da nova Secretaria, tanto na mobilidade, quanto no planejamento urbano de Sinop. “A Secretaria foi criada a partir de um olhar muito estratégico da gestão do prefeito Roberto Dorner, justamente para ajudar a planejar e direcionar o crescimento da cidade. Sinop é um dos municípios que mais cresce no Brasil, por isso continuamos buscando soluções inteligentes para atender o município, inclusive para o centro da cidade. Estamos com a missão de organizar esse desenvolvimento e também de acompanhar as obras públicas que estão sendo executadas”, destacou a secretária.