Em cem dias de trabalho, a secretaria de Assistência Social entregou à população diversos serviços, retomou projetos e lançou campanhas importantes de conscientização e mobilização da sociedade, como a do Leão Amigo do Idoso e da Criança. A pasta também realizou mutirões do Cadastro Único e ações estratégicas que ampliaram o debate acerca do acolhimento familiar e das condições da população em situação de rua.
Os Centros de Referência de Assistência Social [CRAS] retornaram com as oficinas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promovendo a integração e o bem-estar do público atendido nas unidades. A secretaria também participou de ações de conscientização e combate a violência contra à mulher no período de carnaval, reforçando a importância de denunciar todos casos de violação de direitos.

Com objetivo de ampliar a participação no Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora foi realizada uma reunião de mobilização envolvendo a sociedade. Outra ação importante foi o lançamento da Campanha Leão Amigo do Idoso e da Criança, que informa aos contribuintes a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais, de forma gratuita. Essas duas iniciativas reforçaram o compromisso da Prefeitura com a garantia de direitos das crianças, adolescentes e pessoas idosas do município, que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Duas outras ações macro em comemoração ao mês da mulher ocorreram, a primeira com as servidoras, debatendo o tema “A força da mulher no serviço público”, já a segunda foi com as usuárias, e discutiu “A força feminina na consolidação do SUAS”. Outra atividade destaque e alusiva à páscoa foi a oficina de bolachas, realizadas com as crianças dos CRAS e o público atendido pelo CREAS.
O primeiro mutirão do Cadastro Único resultou em 400 atendimentos, entre atualização e inserção cadastral e pesagem do Bolsa Família. Também foram abertas as inscrições para mais uma edição do Projeto Social Bombeiros do Futuro, que será sediado no Centro de Convivência Dona Zezé pela terceira vez e renovado o termo de cooperação para execução de mais uma edição do Projeto AABB Comunidade. Esses são dois projetos que promovem a cidadania, a educação, o acesso à cultura e o desenvolvimento saudável de diversas crianças atendidas pelo município.
A Proteção Social Especial [PSE] teve um quantitativo expressivo de atendimentos nos primeiros 100 dias de trabalho. O serviço de busca ativa, da equipe de Abordagem Social do CREAS, realizou 1.437 abordagens. No mesmo período, a Casa de Passagem acolheu 206 pessoas de forma temporária.
Já o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua [CIAMP] que tem o objetivo de desenvolver ações estratégicas durante o ano, ampliou o debate acerca dos direitos da população em situação de rua em diferentes esferas da sociedade. Um exemplo desse trabalho de conscientização foi a palestra sobre as vivências da pessoa em situação de rua realizada em março com acadêmicos de psicologia.
Neste período a secretaria ainda promoveu a integração e a capacitação de educação permanente no SUAS com os novos servidores temporários, psicólogos e assistentes sociais, aprovados no processo seletivo. Também foram retomados os cursos do Programa Ser Família Capacita, alcançando o público geral e detentos do sistema prisional.
Outra conquista da Assistência Social foi a arrecadação de uma tonelada de alimentos não perecíveis, por meio da entrada solidária no Campeonato Mato-Grossense de Motocross, GP Altair Cavaglieri, que possibilitou a montagem de cestas básicas e destinação para famílias carentes atendidas pela pasta.
Ao analisar o levantamento ações da secretaria, a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou a continuidade dos trabalhos. “É uma alegria imensa comemorar os 100 dias de gestão com tanto trabalho entregue à população. Esse é nosso compromisso e o trabalho continua, vamos continuar levando os nossos atendimentos para mais perto da comunidade e reforçando campanhas importantes como a do Leão Amigo do Idoso e da Criança e também trabalhando para aumentar o número de famílias acolhedoras em Sinop. Nossa cidade tem potencial para contribuir ainda mais com a transformação social daqueles que precisam”, considerou.